Fábio Nery
nunca pude nada, porém fiz tudo que pude.
Textos
COVID-19, QUAL ESCOLHA CERTA A FAZER?
Nem sempre é fácil fazer uma escolha, às vezes dependendo do problema a ser resolvido precisamos fazer uma profunda reflexão. Para isso qualquer decisão a ser tomada precisará de uma razão. Essa razão aparecerá na medida em que necessitarmos ordenar as ideias para chegar a uma conclusão.                                                                                                              Nosso problema de hoje é a contaminação pandêmica causada por um vírus (covid-19) adoecendo e chegando a matar pessoas, não existindo vacina e nem remédio para o tratamento, em casos mais grave sendo o único tratamento a ventilação artificial para evitar a morte. Que para isso precisamos fazer distanciamento social, pois se no pico da contaminação esse for muito alto, não teremos estrutura para absolver a necessidade de atendimento. Neste caso o distanciamento requer que as pessoas fiquem em casa e as atividades parem de funcionar, ficando só as essenciais, gerando com isso um grande problema econômico, deixando as pessoas sem renda, trazendo descontentamento social.          A questão é! Mantenho as atividades não essenciais fechadas para ter condições de atender toda a demanda por respiradores e salvar muitas vidas, deixando a população com fome e raiva? Ou, reestabeleço a abertura das atividades trazendo à economia a normalidade porem tendo muitas mortes, deixando as pessoas enlutadas e tristes?                    Estamos falando aí de duas consequências: 1-fome e raiva X 2-morte e tristeza.                                                                                                                                                               Para isso quem irá decidir, no caso o gestor público, terá duas razões: a ética e a política.     A ética tendendo para opção 1 (preservação da vida em primeiro lugar). A política tendendo para opção 2 (manutenção do poder)                                                                                      Se você estivesse na gestão qual escolha faria?
 
Fabio Nery
Enviado por Fabio Nery em 20/04/2020
Alterado em 20/04/2020
Comentários
Site do Escritor criado por Recanto das Letras